quarta-feira, 25 de maio de 2011

Evangélicos nominais

Segundo o IBGE, atualmente temos 21.377 habitantes em Itapecerica e apenas 3,5% desta população se diz "evangélico", ou seja cerca de 750 pessoas.
Para entender este número precisamos ter uma visão crítica. Hoje temos o efeito "casa cheia" que acontece sempre aos domingos em nossas igrejas, não é exclusividade de Itapecerica.
O histórico do trabalho evangélico na região centro-oeste de Minas é este, igreja cheia somente no domingo. Isso porque durante a semana talvez temos muitos afazeres: ver novela, ver o Jornal Nacional, ir para o colégio ou faculdade, trabalhar, etc.
Nos cultos de terça-feira que geralmente são de "ensino", nos de quinta-feira que são por conta do círculo de oração ou culto público mesmo (igualzinho ao de domingo) só que com bem menos gente, parecem não ter "sucesso" entre a população.
Note isso: os músicos não vão ao culto nas terças, a mocidade não canta neste dia, do coral só aparece o regente, os obreiros só vão porque o pastor "incentiva" a presença deles, e por ai vai. Quinta-feira é a mesma coisa.
Agora no domingo o efeito "casa cheia" funciona bem. Os números do IBGE sobre os cristãos evangélicos no Brasil têm de ser bem analizados para não termos a impressão que país está mesmo se tornando "evangélico" em sua maioria. O número acima ainda não é real.
Acontece que quando a pesquisa é realizada as pessoas que por um acaso vão a igreja somente aos domingos, ou somente quando estão doentes, ou tem alguém doente na família, ou precisam de oração por alguma causa impossível, ou ainda vão mesmo porque a palavra do pastor é "bonita", "comovente". Estas pessoas se intitulam "crentes", dão até A PAZ DO SENHOR!  E assim são contados na pesquisa.
Na sua maioria não são batizados, não querem compromiso com os trabalhos da igreja, são "servos de Deus" somente diante das dificuldades. Recebeu a benção tá bom! Volta outro dia.
O que acontece nas igrejas está a seguir:
Nos domingos  temos dificuldade de achar lugar para se sentar. Os músicos estão todos lá, a mocidade tá cheinha, as irmãs do círculo de oração não vêm a ora de serem chamadas para cantar aquele hino da Lauriete! Os obreiros se acotovelam no púpito, na plateia há um frisson aguardando pelo grande momento em que o grupo de louvor vai iniciar a sua apresentação, com datashow e tudo mais, e com os "hinos" que ninguém sabe cantar.
O grande momento é a pregação, e tem de ser fervorosa senão não tem graça. A hora do apelo: "alguém tem desejo de receber Jesus como seu único e suficiente Salvador? Venha até aqui e iremos orar por você".......
Neste momento faz-se um silêncio funebre no ambiente, inicia-se um cantico muito lentamente, meio sem animo, até perceberem que não vem ninguém! Infelizmente.
Neste primeiro apelo o pastor ou pregador talvez não obtenha sucesso, mas o segundo apelo está por vir:
"você que tem um problema insolúvel, uma doença incurável, precisa de emprego, necessita da vitória nesta noite, etc, etc". 
Agora sim, a responta é pronta, à frente do púpito as pessoas já vêm ajoelhadas, chorando, a música de fundo é mais "comovente",  até os obreiros se preparam para "impor" as mãos sobre os necessitados, a oração é feita debaixo do choro das pessoas, da musica de fundo "emocionante", há um grande "mover" no meio da igreja.
Infelizmente meus irmãos, essa é a nossa realizade, e no dia-a-dia estamos praticando o evangelho desta forma, de resultados imediatos e superficiais.
É hora de pararmos e analizarmos nosso papel neste cenário. Temos de fazer algo para mudar este panorama, mudar a realidade da igreja, o número de crentes em uma cidade, região, país precisa aumentar mesmo, não ser apenas "nominal", da boca pra fora, que as pessoas sejam salvas e transformadas pelo poder da Palavra.
A igreja até oferece oportunidades para os frequentadores de  cultos se tornem "fiéis" de verdade, a Escola Dominical é uma delas, o curso de teologia ajuda aos mais interessados, cursos de discipulado estão abertos para os iniciantes, mas estes nem sempre têm o sucesso que se espera.
O que falta então? Compromisso dos "crentes antigos", da mocidade, dos músicos, demonstração de amor verdadeiro (dizer e amar mesmo), convidar as pessoas, fazer campanhas na igreja, preparar os obreiros.

Qual é o seu papel neste universo? E com relação à evengelização da cidade? O que você tem feito?

"Portanto ide, fazei discipulos de todas a nações " Mat.28:19

"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira, que deu seu Filho unigênito  para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna " Jo. 3:16

Você não se incomoda? não se importa?

Precisamos rever nosso posicionamento de cristão, você está disposto a sair da zona de conforto, do comodismo?

Vamos orar pela igreja brasileira, faça sua parte.

Ev. Jair


Nenhum comentário:

Postar um comentário